Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 Cristina Andrade


Translate this Page

Rating: 3.0/5 (45 votos)




ONLINE
2





A importância da Palavra......

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA EM NOSSA VIDA

(Cristina Andrade)

 A palavra foi dada o homem para grandes coisas, embora alguns a utilizem para a destruição, os homens de sabedoria dela se servem para edificação e construção do Mundo melhor.

Envolvendo-a em afeto, sustentam vidas prestes a fenecer.

Burilando-a com correta adjetivação, incentivam o bem, e muitas e muitas vezes os ideais nobres.

 Quantas vezes, ao longo da vida, observamos as bênçãos e os estragos causados por apenas uma palavra.

Diz o provérbio popular "Palavras o vento leva".

Mas nem sempre é assim, há palavras que dificilmente conseguimos esquecer...

Muitas vezes, as palavras transmitem a gratidão de que está plena nossa alma...aí então elas tomam a forma de doces expressões.

Mas em outras ocasiões, elas servem para demonstrar o desgosto que nutrimos, aí tornam-se amargas como o fel !!

Tem momentos em que as palavras são encorajadoras, leves, repletas de luz que realmente nos tramitem muitas energias positivas, geralmente são manifestações de amizade e do amor...em outros momentos elas são como ácido...agridem os que as ouvem...são tristes, dolorosas e com certeza são condutoras do desencanto da infelicidade e principalmente de uma péssima energia!

 Aí me lembro de uma frase de Jesus que é mais ou menos assim: " Oslábios falam daquilo que está cheio o coração". Uma grande verdade.

E cada dia percebo que as palavras apenas traduzem realmente o que ocorre dentro de nós mesmo... é só pararmos pra observar...

Se acalentamos mágoa, desejo de vingança, revolta, ódio e dor, nossos lábios se abrirão para deixar sair uma enxurradas de palavras rudes.

E quem nos ouvir entenderá que trazemos  o coração obscurecido por sentimentos doentios e negativos.

 Haverá, inclusive, quem passe a nos evitar, a fim de não ter contato com essa descarga de mau humor ou de depressão.

Por outro lado, se nos expressamos palavras de bem-estar, alegria, paz e positivismo, nossa boca se tornará instrumento da esperança e da fraternidade...e quem nos ouvir pensará que trazemos a alma clara, iluminada por sentimentos saudáveis e bons nos tornando pessoas bonitas, alegres, iluminadas. E com certeza pessoas assim nunca ficam sozinhas pelo contrário são procuradas para ter contato com a enxurradas de otimismo e serenidade que deixamos escapar dos lábios.

 Não quero com isso dizer que a vida é sempre "um mar de rosas"...não, não é isso! Pois na verdade passamos a maior parte do tempo alternando entre momentos risonhos e os momentos de raiva ou tristezas é normal e humano...eu que o diga...mas é termos a força interna de não nos deixar abater ...dizer não a melancolia e não debilitar.

Por isso, o nosso desafio diário é tornar cada vez mais freqüentes os estados de ânimo felizes.

 

É muito difícil as vezes, mas a nossa tarefa é tentar nos educar para que os nossos lábios sejam instrumentos do bem que habita em nós...é essencial moderar a língua, medir as palavras, pensar antes de falar... pois a há certos tipos de palavras que vinda de pessoas que gostamos pode fazer um efeito perturbador na nossa vida...e as vezes acumular até mesmo mágoas eternas...sim, as palavras têm força e podem causar tremendo impactos sobre a vida alheia!

Então, que fazemos pelo menos esse impacto ser positivo!

Somos espíritos imortais, responsáveis pelo impacto das nossas palavras, pensamentos e atitudes...e eu tenho a certeza que todos nós responderemos a Deus e a nossa consciência, por todas as palavras ferinas que dirigimos aos outros... principalmente pessoas do nosso convívio e contato...porque elas não estão ali por acaso...

 Você já se pegou muitas vezes ouvindo algo que, depois de refletir, concluiu que era exatamente aquilo que precisava ouvir naquele momento? Ou lendo algo de repente que parece que era pra você?

Pois é...tem gente que parece ter um poder de falar pra gente das mais variadas formas, especialmente naqueles momentos em que mais precisamos... e quando digo precisar, não quero dizer consolar, não.

Nem sempre precisamos de consolo...mas de apenas uma palavra positiva... de um ouvir ... de estimulo... apenas!

 

Mesmo quando discordamos, sejamos moderados, prudentes e bondosos...é difícil as vezes... a depender da pessoa, sei disso...e como sei... não sou diferente de ninguém...  

E que cada uma de nossas palavras seja de estímulo, amizade, pacificação.

Eu estou aprendendo a cada dia com as palavras. 

Com o que me falam, com as que me escrevem, com as que pensam de mim....e as vezes até maldosamente...as vezes precipitadamente sem até mesmo se dá a chance de me conhecer...saber minha história de vida. Nessas horas,  

filtrá-las também é meu desafio diário.

Mas, assim como você, estou nesta vida é pra isso mesmo... e que bom que hoje eu agarrei com unhas e dentes mais essa chance de aprender exatamente através das palavras de uma "pessoa", a qual me inspiraram a escrever mais esse texto.

 E para finalizar, meus amigos, não esqueçamos : Sempre há um sabor para pôr nas nossas palavras : A DOÇURA DO MEL OU O AMARGOR DO FEL.

A escolha é inteiramente de cada um.

Eu, Cristina Andrade SEMPRE, ficarei com a primeira opção. 

 Fim.

Muita luz no seu caminho.

Cristina Andrade.